Sou Ana Roberta

Uma pessoa altamente sensível que se formou em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2004 e trabalha como psicóloga clínica há 20 anos. Nestes anos de prática, segui curiosa: estudando e buscando compreender a singularidade da psique humana a partir de diversas perspectivas.

Alguns destes estudos me fizeram ser uma das poucas psicólogas no Brasil a receber o reconhecimento da Dra. Elaine Aron como psicóloga de pessoas altamente sensíveis.

Além de ser psicoterapeuta, pesquiso e divulgo o tema da alta sensibilidade. Acredito que o conhecimento é um aliado poderoso para a saúde integral – mental, emocional e física. Minhas redes sociais são dedicadas às pessoas altamente sensíveis e àquelas que desejam saber mais a respeito do assunto. Meu principal objetivo é disseminar essa informação para o maior número possível de pessoas.

Meu trabalho como psicóloga clínica e comunicadora da alta sensibilidade é guiado pelo cuidado ético com olhar humano e amoroso.

Desde a infância, sempre me considerei uma pessoa sensível. No entanto, foi por meio das pesquisas da Dra. Elaine Aron que tive meu primeiro contato com o conceito de alta sensibilidade. Incorporando esses estudos e suas perspectivas à minha prática clínica, tenho promovido trocas transformadoras, baseadas no acolhimento e no respeito às individualidades de cada pessoa que me procura.

Nos meus atendimentos, incluo ferramentas de abordagens terapêuticas atuais (como a Terapia do Esquema e a Terapia de Aceitação e Compromisso), aliadas a técnicas de regulação emocional aprendidas em treinamentos específicos.

Além disso, sou psicoterapeuta com formação em abordagem trauma-informed, o que significa que possuo treinamento especializado para atender questões relacionadas ao trauma de maneira acolhedora e eficaz. O processo psicoterapêutico é um espaço de segurança para você desenvolver-se frente aos desafios de sua vida.